DE FRENTE COM CASAES: JOHN MACHADO (23° TEMPORADA) ”VENCER A DIVISÃO FOI ESPECIAL POR SER EM CIMA DO XELSEA”



Hoje, na volta desse maravilhoso quadro, estamos de frente com um cara muito querido e histórico na liga, John Machado! Atual treinador da seleção Argentina e do Vasco da Gama, ele conversou de tudo, da vida pessoal á carreira na liga, de política ao seu sonho de ser treinador, e até mesmo daquela divisão 01 polêmica na qual rodou e venceu. Imperdível!



Boa tarde, John.

Boa tarde.

Vamos começar falando mais sobre sua vida pessoal. Seu nome é João, porém é conhecido como John, de onde veio o apelido e como foi?

Eu nunca fui muito fã de João e sempre tive apelidos por existirem novecentas pessoas com o mesmo nome por metro quadrado, então eu pensei um dia em John e ficou assim.

Você é um fã declarado de futebol, tanto da vida real quanto de jogos manager, já pensou em um dia trabalhar com isso?

O meu plano de vida é todo baseado em um dia trabalhar como técnico de futebol, já decidi.

Tem alguma inspiração nessa profissão ou em outra ligada ao futebol? E se não der certo, pretende continuar tentando ou vai tentar outro meio?

Eu misturo muita gente como inspiração, gosto muito de vários técnicos: Klopp, Guardiola, Henrycs, Inzaghi, Zé Ricardo, Roger Machado, Tiago Larghi e vários outros. Pretendo me manter na área futebolista.

Há um ano e meio, quando foi entrevistado pela última vez no De Frente com Casaes na temporada 06, você foi perguntado sobre seu retrospecto negativo, onde no América-MG e na Lazio foi péssimo. Porém, de lá para cá, conseguiu reverteu isso. Ganhou bastante títulos e fez inúmeras boas campanhas. Como você vê esse teu crescimento na liga?

Creio que convivendo com bons técnicos, eu amadureci e melhorei meus métodos. Aprendi muito com Xelsea, Viniê e Rafa, principalmente, agradeço muito a eles. Eu nunca gostei de não ser o melhor, confesso que sou muito competitivo, então sempre que tinha um tempo livre eu pesquisava algo a mais sobre o Brasfoot ou pensava sobre novas alternativas para os times.

Dentre todas as conquistas que conseguiu na liga, alguma deve ser especial para você. Qual e por quê?

A conquista mais especial pra mim foi a da Divisão 1 que eu venci o Xelsea em uma recuperação extraordinária. Muito porque era contra o Xelsea, um cara que eu sempre admirei e quis vencer.

[POLÊMICA] Foi muito bom você tocar nesse assunto por quê essa conquista é rodiada de polêmicas. Na época a EBL passava por uma crise enorme de moderadores, e você, presidente da época, rodou por conta própria quatro divisões já que estavam atrasadas, e uma delas era a divisão 01. Antes de rodar, o seu time estava no meio da tabela, depois que você simulou, acabou se tornando o campeão e com isso muitos o acusam de roubo e que nessa temporada a divisão 01 foi manchada. O que você tem a dizer sobre isso? Qual é a sua versão sobre o caso? Afinal, roubou ou não?

Olha, eu não tenho o que provar, já que não tem nada gravado, só tenho a minha palavra, confia quem quiser. Eu tenho a consciência que não roubei e ganhei de forma justa. A reação da equipe veio pela mudança da formação, eu passei a usar a 4-4-2 ofensiva e os resultados aconteceram.

Você passou pelo América-MG, Lazio, Liverpool, Vasco, Palmeiras, Manchester City (Modo Europa), Internazionale (Modo Europa), entre outros. Qual clube você tem certeza que a filosofia implantada por ti deu certa? E também qual clube foi uma “passagem para se esquecer”?

Acho que pra esquecer foram América e Lazio, já que eu não me lembrava de qualquer jeito. Creio que a minha passagem recente pelo Vasco tem sido a melhor, nas últimas sete temporadas eu ganhei muita coisa e sempre estive brigando nas cabeças da Divisão 1, mesmo eu considerando meu time fraco.

Mudando de assunto para seleções. Na World Cup 1.0 você treinou o Peru, onde não passou da fase de grupos deixando a desejar mesmo estando em um grupo difícil. Naquela ocasião, você deixou um jogador de extrema importância de fora; Paolo Guerrero. Qual foi o motivo na ocasião do corte do mesmo e o que tu acha que faltou para se classificar?

Eu tive um elenco completamente diferente do que eu imaginava em mãos, os jogadores não coincidiam com o que eu queria impor na seleção, não pude fazer nada.

Agora, nas eliminatórias da World Cup 2.0, você está a frente de uma Argentina recheada de craques e jogadores jovens, e até aqui está dando tudo certo, são 15 pontos em 8 jogos, líder e com apenas uma derrota. Já podemos cravar a Argentina na copa ou mantém os pés no chão? E qual é a “fórmula do sucesso” argentino?

Não acho que já estejamos na Copa, fomos surpreendidos pela Venezuela e pode acontecer de novo. Eu consegui montar um elenco versátil e de qualidade; misturo experiência com juventude, raça com leveza, consegui construir meu elenco ideal. Se chegamos a World Cup 2.0, Driussi e Lo Celso com certeza estarão lá conosco.





Liverpool ou Vasco?

Vasco.

Football Manager ou FIFA?

Football Manager.

Flamengo ou Everton?

Everton.

AZ ou Mat?

Az.



Brasil Atual.

Caos.

Klopp.

Gênio.

Pizza.

Maravilha.

Kulmann.

Burro.

Lula.

Corrupto.




Copa do Mundo com 48 seleções, concorda ou não concorda?

Acho que seria benéfico por disponibilizar a mais jogadores e torcedores a experiência da Copa do Mundo e, dependendo de como for formada a tabela, termos mais seleções de grande porte se enfrentando em fases finais.

Voto impresso, concorda ou não concorda?

Concordo plenamente. Vimos na eleição de 2014 uma clara manipulação de votos a favor da Dilma, não que eu seja a favor do Aécio, mas ele deveria ter ganho, pois foi o mais votado.

Jogos do Brasileirão ás 20h00 de Segunda, concorda ou não concorda?

Discordo totalmente, detesto esses jogos na segunda, não vejo sentido algum.



Enfim, terminamos aqui a entrevista. Muito obrigado pelo tempo disponível e concedido a nós. Para terminar, vou pedir algo inusitado, que você indique 3 coisas ao leitor: Uma música, um filme e uma série, além de se despedir, é claro.

Valeu, foi muito bom fazer essa entrevista. A música que indico é Descompasso do Compasso, o filme é Extraordinário e a série é The Flash.

Um comentário: