MATHEUS MARQUES - Prata da Casa! (T01/EP01)


O Prata da Casa! é um novo projeto do blog da E-Sports Brasfoot League que busca trazer membros marcantes, membros antigos e ex-membros para serem entrevistados sobre a sua carreira na liga e a sua vida pessoal. Queremos saber sobre o inicio na liga, como chegaram, o que achavam, como treinava e também como estão hoje, o que fazem da vida. É uma mescla do passado com o presente e o futuro! Para abrir essa temporada do projeto trouxemos Matheus Marques, um importante membro da liga.


FICHA DO PRATA


Nome: Matheus Marques
Idade: 15
Temporada de Inicio: 11 (Março/2017)
Temporada de Abandono: NA LIGA
Times em que Passou: Monaco, Cruzeiro, Fluminense, ABC, Fiorentina, Fortaleza
Seleções em que Passou: Portugal e Senegal
Títulos: 1 Divisão 2 (Temporada 31), 3 Divisão 3 (Temporada 11, 19 e 29) 

----------------------------------------------------

Prata da Casa!: Boa noite, Mat!

Matheus Marques: Boa noite

Prata da Casa!: Como você chegou na liga? Quem te indicou e qual foi sua primeira impressão?

Matheus Marques: Entrei na liga por meio do Vini Miranda. Mas pra falar a verdade, não me recordo como exatamente, só lembro que estávamos em um grupo de fifa e depois eu apareci na liga. E eu fiquei impressionado de início, porque desde o começo já tinha uma organização e eu não conhecia nem o Brasfoot... Então foi bem legal conhecer tudo assim.

Prata da Casa!: Você começou no Monaco, na época eram continentes, uma ideia que o presidente da liga mais se arrepende de ter feito, pois isso causou duas conquistas da divisão 1 em uma mesma temporada, assim como a divisão 2 e 3. O que você achava dessa separação de continente na época e qual sua opinião sobre ela hoje?

Matheus Marques: Particularmente eu gostava e muito dos continentes. Até pelos eventos que davam passaportes para negociação com o outro continente, achava muito legal. Além de eu achar que a liga dividida assim ficava mais fácil de administrar pois eram 2 grupos menores divididos... Se esse modo retornasse eu gostaria de participar.

Prata da Casa!: Dos 6 clubes em que você passou, só conseguiu ganhar 4 títulos sendo em apenas 3 clubes: Monaco, ABC e Fortaleza. Sua carreira foi um pouco inversa dos demais, começou em clubes bons e foi decaindo para clubes médios e por incrivel que pareça, foram neles que você ganhou 3 de seus 4 títulos. Em que você acha que isso pode ser atribuido?

Matheus Marques: Eu acho que minha carreira foi sempre equilibrada. É só puxar o histórico das temporadas onde não fui campeão que em grande parte delas eu vou estar brigando pelo título. Mas eu acho que eu tive mais sucesso nos clubes do fim da minha passagem. Por causa de um pouco de experiência que eu adquiri e conforme passou o tempo me tornei um técnico até que respeitado que sempre chega forte nas disputas, muitas vezes não ganha mas sempre fui competitivo.

Prata da Casa!: Você considera o Fortaleza o clube que você mais se deu bem na carreira, visto que ganhou 2 títulos lá e ficou um ano a frente do clube? 

Matheus Marques: Também gostei da minha passagem pelo Mônaco onde além de títulos tive diversos vices. Mas eu considero o Fortaleza um clube que me trouxe de volta pra cena, porque eu apesar de ter uma certa regularidade na carreira tive uma passagem pela Fiorentina que infelizmente foi bem ruim. E antes da Fiorentina eu vinha bem no Abc, tanto que ganhei 1 título mas na Fiorentina cheguei até mesmo ao rebaixamento. E o Fortaleza foi o Clube que mostrou que eu não era um técnico ruim, mas que tinha passado por uma fase ruim, tanto que consegui 2 títulos e a ascensão para o retorno a Div1. 

Prata da Casa!: Pretende retornar nessa temporada na divisão 10, com um novo desafio?

Matheus Marques: Pretendo sim. Eu fiz minha "aposentadoria" no Fortaleza por motivos pessoais, principalmente pela falta de tempo. Mas treinar é uma paixão minha. Agora por mais que num clube menor, eu volto com o objetivo de retornar da onde eu não deveria ter saído.

Prata da Casa!: Deixando um pouco de lado sua carreira e títulos, quais foram suas grandes amizades feitas na liga? E qual membro você tem (ou teve) alguma desavença?

Matheus Marques: Cara, eu logo quando entrei tinha amizade com o Vini, tanto que foi por meio dele que eu vim pra liga mas na liga eu sempre tive amizade com geral mas pra citar alguns, Iago, Adelino, Geovane, Jerikutu, Atauan, Vinie, Casaes e eu devo ter esquecido de alguém, porque sou aquele cara que tem amizade com geral. E eu não me lembro de ter problema com ninguém, se tive foi algo do momento ali, mas que nem me recordo, sem mágoa alguma.

Prata da Casa!: Falando sobre o passado e o presente, o que acha que mudou da liga de quando você entrou, em março de 2017, para hoje?

Matheus Marques: Mudou muita coisa, mas garanto que pra melhor. O mais notável que mudou foi a Organização e a quantidade de Membros de EBL à CL. Hoje isso é muito maior, mas a liga não perdeu a essência e continua com a mesma base de galera, alguns saíram, voltaram e alguns ainda vão voltar mas a Liga continua sendo a mesma, muito boa.

Prata da Casa!: Falando de política, algo que hoje no nosso país é um tema bastante delicado e necessário e caminha lado a lado ao futebol, você é mais esquerda ou direita? Como você tem 15 anos, não votou ano passado, mas votaria em quem?

Matheus Marques: Realmente, é notável a gente ver que o País se mobilizou nas eleições, porém por diversos motivos, tanto pessoais quanto religiosos eu prefiro me manter neutro nesse assunto, se eu tivesse a obrigação por lei em votar, é certo que eu votaria nulo.

Prata da Casa!: Voltando ao futebol, dessa vez o brasileiro, qual é o maior clube do Brasil? Quem são os outros 4 que vem em seguida? E hoje, Flamengo e Palmeiras estão muito a frente dos demais clubes?

Matheus Marques: Eu vejo como maior do Brasil o São Paulo, apesar de hoje em dia muitas vezes nem brigar por título está brigando, eu acho que pelos feitos do clube no passado ele consegue se manter como maior do país, claro que se continuar mal assim perderá esse posto logo. Na minha opinião os 5 maiores são: São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio e Flamengo. Hoje é um fato que Palmeiras e Flamengo estão a frente por conta do grande poder aquisitivo e isso só tende a aumentar. Porém eu ainda vejo times como o Inter e o Santos, que por serem muito bem treinados compensam a falta de qualidade com vontade e tática e podem causar dificuldade tanto pra Palmeiras quanto pra Flamengo. Mas é fato que os 2 estão bem acima do resto.

Prata da Casa!: Voltando a liga, quais são os 3 maiores treinadores de todos os tempos dela para você? Qual é o treinador que acha que treina bem mas não treina? E por fim, se considera um treinador nível elite?

Matheus Marques: Difícil falar, mas acho que posso considerar Vinie, Guga e Xelsea, Tem vários outros ótimos, até o próprio Vini marcou muito mas eu citei mais esses pela representatividade. (que acha que treina bem) Acho que o Rafa Muniz, esse é fraco mas é largo. Me considero sim (treinador nivel elite), não é por prepotência nem arrogância
mas apenas analisando os números é notável q eu fiz sim bons trabalhos.

Prata da Casa!: Sobre o teu futuro, o que pretende fazer da vida? Qual carreira tu pensa em seguir?

Matheus Marques: Penso em terminar a escola obviamente e estou analisando os cursos disponíveis, quem sabe prestar uma faculdade de Engenharia ou Gastronomia, sei la... Mas ainda nada concreto. Tenho muito a pensar.

Nenhum comentário