POR ONDE ANDA?- MARCELO PINGUIM (HAPPY FEET) #4


Hoje iremos reviver a história de uma pessoa um tanto quanto diferente. Não é jogador, não é ex-jogador, é um ex-técnico da liga, Marcelo Fernandes, o Pinguim! Depois que ele se aposentou, nunca mais apareceu, então resolvemos ir atrás de uma pessoa que estará marcada para sempre na EBL. Leia mais e confira mais um "por onde anda"!


➤ ANTERIORES


➤ HISTÓRIA

Marcelo Silva Fernandes, mais conhecido como Marcelo Pinguim ou só "pinguim", é um ex-treinador que passou por clubes como Madureira, Ajax e Manchester United, deixando seu marco no campeonato. 

O COMEÇO

Pinguim começou na EBL na temporada 1, desde quando ela se chamava Casaes League. O começo foi frente ao Madureira, do Rio de Janeiro, que na época disputava a elite do campeonato. No Madureira ficou por 2 temporadas, onde nas duas não conseguiu grandes feitos, brigando para não cair. Foi demitido do cargo em janeiro, na temporada 3. Após isso, recebeu proposta do Ajax e do Fluminense, mas optou pelo clube holandês, assim assinando por 2 temporadas. Quando chegou no clube, Pinguim conversou com o presidente e acertaram a compra do Maracanã para jogar nele durante a temporada, visto que o técnico tinha uma boa visibilidade aqui (matéria). Ainda na Holanda ele criou uma grande rivalidade com o PSV, de Gustavo Spindler.

A TRETA AJAX X PSV

Quando assumiu o Ajax, Marcelo recebeu o convite para participar do de frente com casaes e aceitou, sendo assim entrevistado no dia 11 de janeiro de 2016 (entrevista). Na época em que foi entrevistado, o maracanã (que o Ajax havia comprado para mandar seus jogos) recebeu show da banda Rolling Stones. Com isso, Pinguim tratou de alfinetar no quadro o PSV de Guga, dizendo que no Iduna Park nunca teria show da banda. Gustavo respondeu em tom provocativo, dizendo que no estádio não tem show da banda mas tem show do PSV. 

Mas não parou por aí... Tendo a tréplica, Pinguim disse: "Show do PSV? Não aconteceu contra o Tottenham e nem deve acontecer contra nenhum time. Acho melhor ele chamar os Rolling Stones logo, se não ele vai morrer sem ver o tal Show do PSV."

E foi ai que o clima azedou de vez, ambos técnicos se alfinetaram dia após dia, jogo após jogo, e o clássico Ajax x PSV depois dessa treta nunca mais foi o mesmo.

➤ A MÁ CAMPANHA NO AJAX

Compra do Maracanã... Rivalidade com o PSV... Mas faltava uma coisa; Os jogos pelo Ajax. O clube holandês disputou a elite e o Pinguim novamente, na temporada 3, brigou para não cair. Com isso, foi demitido da equipe ainda no início da temporada 4, sendo assim substituído por Viniê. 

➤ O TEMPO PARADO

Depois que foi demitido do Ajax, Marcelo preferiu ficar longe de clubes e iniciou um longo e intenso curso na FIFA para aprimorar sua técnica. Com isso, voltou a figurar como técnico da EBL na temporada 5. Na época, recebeu 5 convites: Manchester United, Manchester City, Madureira, São Paulo e Kashima. Optou pelo Manchester United, onde assinou por 1 temporada.

➤ A VOLTA

Na volta a liga, pelo Manchester United, Marcelo finalmente disputaria uma divisão sem ser a primeira. Ele disputou a segundona. E novamente foi entrevistado por Casaes, mas diferente da 1° vez, prefiriu não alfinetar muito (entrevista). 

Quando chegou a hora de entrar em campo, Pinguim não titubeou e fez uma belíssima temporada, sendo assim coroado no final dela com a promoção a elite e o titulo da 2° divisão. 


Na divisão, foram 12 vitórias em 18 jogos e apenas 3 derrotas. Uma belíssima campanha e digna de um bom treinador.

Já pela Copa EBL, chegou até as quartas, mas foi eliminado para a equipe que viria ser a campeã, o Juventus. O placar foi absurdo, 7x0 para o clube italiano. (veja aqui)

Nessa mesma temporada, o United concorreu a time de ouro na OscarEBL e Pinguim a manager da temporada, mas ambos não venceram.

➤ O FIM

Após subir, Pinguim disputou a primeirona e conseguiu o vice-campeonato, fazendo mais uma vez uma excelente temporada frente ao United. Por muito pouco ele não foi campeão, pois teve o mesmo número de pontos que o primeiro. Foi desempatado em SG.


Mas, como tudo que tem um começo tem um fim, Marcelo deu adeus a liga no fim da temporada, se aposentando. 

Foi um choque para todos, pois era um grande treinador e um dos mais disciplinados, sendo um dos melhores de seu cargo. 

Pinguim não só jogou um campeonato, pinguim marcou uma era da EBL, e com toda certeza ficará para sempre na memória da liga.

Conseguimos por terceiros uma imagem onde deciframos que no momento Marcelo dedica horas ao basquete, no mínimo é a carência.




PS: Entramos em contato com ele via-email para obtermos algumas palavras do mesmo, mas não conseguimos retorno.

Por Lucas Casaes











Nenhum comentário