A Seleção BELGA até hoje!


Estamos estreando mais um novo quadro aqui no blog, a seleção até hoje!, onde vamos ver o caminho da seleção em questão do início no modo até o atual momento para ficarmos por dentro dessa caminhada dela sabendo de tudo. De tabelas á treinadores. E definimos a seleção da Bélgica para iniciar. Continue lendo para saber mais.



INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES

A Bélgica é uma seleção europeia que disputa (ou disputou, caso tenha competições que não acontecem mais) os seguintes torneios: Eurocopa, Eliminatórias da Copa, Copa do Mundo (Se classificar).

TREINADORES POR PERÍODO

Período 2017/2018: Gabriel Caninha
Período 2018/2019: Júnior Lima / Viniê Diogens
Período 2019/2020: Viniê Diogens

1° COMPETIÇÃO: EUROCOPA 2017 

A Eurocopa de 2017 tinha como formato 2 grupos de 6 times, onde tinham 6 rodadas na fase de grupos e os 4 primeiros de cada classificavam. Logo após vinha quartas, semi e final em jogos de ida e volta. A Bélgica, de Gabriel Caninha, caiu no grupo 2 da Eurocopa. 


Gabriel Caninha somou 10 pontos em 6 jogos. Foram 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Os resultados da Bélgica na fase de grupo abaixo:

-Bélgica 2x1 Espanha
-Suiça 2x3 Bélgica
-Bélgica 3x3 Rússia
-Itália 0x2 Bélgica
-Bélgica 1x2 França
-Holanda 2x1 Bélgica

Com esses resultados a Bélgica se classificou para as quartas de finais da Eurocopa 2017 enfrentando a Turquia, que terminou uma posição atrás. 


Gabriel Caninha tomou um baile no jogo da ida, por 4x1, e no da volta empatou em 3x3. Com esses resultados foi eliminado nas quartas de finais da Eurocopa 2017 que teria a Holanda como campeã.

2° COMPETIÇÃO: ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS PARA A COPA DO MUNDO 2017 - FRANÇA 

Sem informações detalhadas. A Bélgica, ainda sob o comando de Gabriel Caninha, conseguiu se classificar para a Copa do Mundo 2017 na França, mas não temos mais informações além dessas.

3° COMPETIÇÃO: COPA DO MUNDO 2017 - FRANÇA 

A frente da Bélgica, Caninha tinha a árdua missão de fazer uma excelente Copa do Mundo em 2017 que aconteceria na França. A seleção belga caiu no grupo G, juntamente com Inglaterra, Japão e Iraque. 

Na primeira rodada da copa a seleção de Gabriel venceu o Japão por 2x1. Na segunda rodada a seleção belga venceu o Iraque por 1x0. E na terceira rodada perdeu por 3x2 em um grande jogo para a Inglaterra, terminando assim a fase de grupos:

Passou em segundo lugar para as oitavas de finais da Copa do Mundo 2017, onde enfrentaria a Gana, de Vini Miranda. Um jogão digno de oitavas de copa que terminou dessa maneira:


A Bélgica estava nas quartas de finais de uma copa do mundo e enfrentaria novamente a Inglaterra, de Christian Kulmann, e perdeu pelo mesmo placar da fase de grupos. Veja abaixo:


A Inglaterra, por sua vez, se consagrou a campeã da Copa. A Bélgica caiu para a campeã, mas mesmo assim não foi motivo para o Gabriel Caninha continuar. Ele decidiu em comum acordo com a diretoria em se transferir para a seleção equatoriana.

4° COMPETIÇÃO: ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS PARA A COPA DO MUNDO 2018 - URUGUAI & COLÔMBIA

Sob o comando de um novo treinador que ainda era uma incógnita e em um novo período, a Bélgica disputaria as eliminatórias para a copa de 2018. O calendário nesse período mudou com a Eurocopa sendo após a Copa do Mundo. 

O formato das eliminatórias era de um grupo único de 20 seleções e 38 rodadas. Os 10 primeiros entravam direto na copa e o 11° e o 12° iriam para a repescagem. A Bélgica conseguiu entrar direto terminando em 9°, mas só temos a tabela antes do fim da última rodada onde estavam em 8°:


A Bélgica, de Júnior Lima, conquistou 57 pontos em 38 jogos. Foram 16 vitórias, 09 empates e 13 derrotas. Fez 68 gols e tomou 58. Foi razoável, mas poderia terminar em uma colocação melhor.

5° COMPETIÇÃO: COPA DO MUNDO 2018 - URUGUAI & COLÔMBIA

A seleção belga comandada por Júnior Lima dessa vez caiu no grupo B, com Polônia, Colômbia (sede) e Costa do Marfim. Era a favorita junto com a sede para passar de fase.

Na primeira rodada a Bélgica perdeu por 3x1 para a Polônia. Na segunda empatou com a Colômbia em 2x2. Na terceira venceu a Costa do Marfim por 1x0, mas não dava mais tempo.


A Bélgica estava eliminada precocemente da Copa do Mundo 2018 - Uruguai e Colômbia na fase de grupos, em terceiro lugar, com 44% de aproveitamento. Trágica campanha que culminou na demissão de Júnior Lima

6° COMPETIÇÃO: EUROCOPA 2018 - SUIÇA

Após um verdadeiro vexame na copa de 2018 a Bélgica deveria dar uma explicação ao seu povo. Na sua última competição do período, a Eurocopa, a seleção belga entrou de cara nova: Viniê Diogens. O treinador que chegou á uma semifinal de Copa do Mundo com o Brasil era o cara certo para ajudar a Bélgica.

O formato da Eurocopa 2018 era da seguinte maneira: 2 grupos de 14 seleções. Passam as 8 primeiras de cada para as oitavas de finais. Depois quartas, semi e final. 

A Bélgica de Viniê Diogens passou para as oitavas na última vaga de seu grupo:


Com 18 pontos feitos em 13 jogos e assim tendo 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, a Bélgica foi para as oitavas de finais enfrentar a França que passou como líder em jogo de ida e volta.


A França dá um verdadeiro baile vencendo o primeiro jogo por 3x0 e o segundo por 2x1. A Bélgica na estréia de Viniê Diogens caiu nas oitavas de finais da Eurocopa 2018 - Suiça, onde a Inglaterra foi a campeã.

7° COMPETIÇÃO: ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS PARA A COPA DO MUNDO 2019 - GRÉCIA

A Bélgica entrou em um novo período mas seguiu com Viniê como treinador. O formato mudou, uma vez que 8 novas seleções europeias foram acrescentadas. Agora eram 2 grupos de 14 seleções cada, onde os 5 primeiros se classificavam e os 6° disputavam as repescagem. Abaixo a tabela antes da última rodada das eliminatórias, não temos ela após:


A Bélgica conseguiu na última rodada vencer o Montenegro e terminou em sexto lugar com 39 pontos em 26 jogos. Foram 11 vitórias, 06 empates e 9 derrotas. A Bélgica foi a repescagem da copa contra a Jamaica e venceu, conseguindo assim a classificação para a Copa do Mundo 2019 - Grécia.

8° COMPETIÇÃO: COPA DO MUNDO 2019 - GRÉCIA

A Copa do Mundo 2019 - Grécia ainda não começou, mas nessa semana tivemos o sorteio dos grupos. Veja abaixo o grupo da seleção belga, de Viniê Diogens:


A Bélgica caiu no grupo D com Costa Rica (atual campeã da Copa), Marrocos e Austrália. Vale ressaltar que a Bélgica nunca deixou de disputar uma copa. Será que passa pra fase mata-mata? Só o tempo dirá!


E aí, gostaram do quadro? Deixem seu feedback e comentem qual seleção vocês querem ver que quinta-feira que vem teremos mais A seleção até hoje!






Um comentário: